sábado, 4 de junho de 2011

O papel da equipe na Dependência Química.

O papel da equipe na Dependência Química. 

          Na modernidade, o avanço do saber produziu o isolamento das disciplinas e os interesses corporativos que levaram a uma fragmentação do conhecimento. Esse fenômeno resultou na racionalidade técnico-científica que regula os processos de trabalho na área de saúde.
          O modo de organização do trabalho tem sido apontado como elemento dificultador da produção de um cuidado integral e de melhor qualidade em saúde, tanto na perspectiva daqueles que a realizam como daqueles que dele usufruem. O trabalho em saúde inclui a particularidade de ser desenvolvido por pessoas tendo em vista alcançar outras pessoas.
          A complexidade envolvida nesse campo ultrapassa os saberes de uma única profissão ou área de conhecimento. A busca de novas formas de organização do trabalho em saúde é uma decorrência evolução do conhecimento e uma necessidade própria da complexidade que os problemas de saúde vão assumindo na contemporaneidade.
          Com a ratificação da racionalidade técnico-científica na formação do profissional de saúde, a tendência da superespecialização acentuou ainda mais o caráter parcelar e fragmentário com que são percebidos os fenômenos que estão em jogo no processo saúde – doença – cuidado, reforçando suas contradições e dicotomias.
          O tratamento da dependência de substâncias psicoativas pode ser tomado como exemplo de um campo complexo e multifatorial, que exige abordagem integrada das diversas dimensões implicadas. A participação do profissional de saúde na equipe interdisciplinar junto aos usuários de álcool e\ou de outras drogas tem como fundamento estratégico propor uma assistência com vistas a estabelecer mudanças na vida do paciente. As possibilidades de construção de uma proposta de intervenção em comum e planificada decorrem, em grande parte, em características da equipe, tais como, flexibilidade, criatividade, porosidade das fronteiras profissionais e compartilhamento contínuos de saberes.
          É necessário que o profissional amplie seu olhar e seu campo de referências, visando potencializar sua participação na equipe, o que implica poder reconhecer os limites e a insuficiência de seu saber frente à multiplicidade inesgotável do fenômeno multifacetado com o qual se trabalho.
          Equipes multidisciplinares são cada vez mais requeridas na área de saúde, na busca de soluções para os problemas relacionados à qualidade dos cuidados oferecidos. A atuação desta equipe em dependência química tem por objetivo implementar estratégias de assistência comprometidas com uma política de enfrentamento capaz de potencializar mudanças de vida do usuário e de sua família.
          Dependência Química é um problema social e de saúde complexo o qual nenhuma disciplina, religião ou profissão pode responder de forma isolada.

--
“Uso de drogas existe solução, mesmo ele não querendo”.
Tadeu Assis - Técnico em Dependência Química.
-  Projetos de Prevenção e Palestras em Escolas e Empresas.
-  Tratamento: Modelo Misessota – 12 Passos - TCC.
-  Acompanhamento Terapêutico e Cursos de Capacitação.
Contato: (22) – 9914.3450

Nenhum comentário:

Postar um comentário